top of page

O  projeto

O ensino de ciências tem se mostrado desmotivante para os alunos em diversas etapas do ensino. Inúmeros são os desafios para o ensino de ciências no que se refere os componentes de Física, Química, Biologia e Geografia. Dentre esses desafios é estabelecer uma relação entre o que é ensinado no contexto da sala de aula e o cotidiano. No mundo em que vivemos, onde as informações são disponibilizadas com uma velocidade cada vez maior, a competitividade pela informação rápida e precisa, conduz a juventude a uma sensação de incompletude a medida que se deparam com as dificuldades na resolução de problemas ou quando não possuem um repertório necessário para completar uma tarefa transformando estas frustrações em uma desmotivação e consequentemente um obstáculo na aprendizagem. Durante as aulas ou quando um determinado assunto é tratado muitos conteúdos não são trabalhados e normalmente não se resgata estes saberes em outrso momentos. É muito comum os alunos promovem intervenções no final das aulas ou nos intervalos extra-classe, dando continuidade ao processo que é interrompido pela falta de tempo. Por esse motivo, este projeto tem como objetivo a pesquisa para a criação do Clube de Ciências do IFPR ? Capanema, onde pretendemos construir um espaço informal para os alunos realizarem experimentações ou revisão de atividades experimentais oferecidas ou não em sala de aula. A proposta pretende permitir que o aluno possa ter contato com esses materiais além do horário da sala de aula, aperfeiçoar os mecanismos de ensino/aprendizagem, introduzi-lo ao contexto da pesquisa e aproximar os conteúdos propostos em sala de aula com uma atividade lúdica e intencional. Para isso, faremos uma pesquisa exploratório descritiva dos tópicos destacados a partir das necessidades pedagógicas dos alunos como forma de suprimir as dificuldades e ou potencializar sobre os conteúdos propostos em sala de aula e construiremos as propostas alternativas para o ensino dos conteúdos via uma atividade experimental.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa

Ano 2019-2020

​Projeto

Parecer do projeto

Ano - 2017-2019

Projeto

Parecer do projeto

Relatório Parcial -  dezembro - 2018

Parecer do Relatório

Relatório parcial de outubro de 2017

Parecer do Relatório

Colaboradores

Projeto Fórmula Drone e Fórmula Demoiselle

Eduardo kisathowski

Gabriel Cambruzzi

João Regimund

Matheus Gellatti Turmina

Kauê Mauri de Souza

Projeto Elaboração de Material Didático

Bárbara Tovo

Fernanda Beilke Calza

Projeto IF Motors  Mini Baja Racing

Rafael Siepmann

Juan Bassegio

Projeto Pirâmide "Holográfica"

Autores: Prof. Dr. Fábio de Souza Alves e Prof. Me Dennison B. Rodrigues

RESUMO: O ensino de ciências tem se mostrado desmotivante para os alunos em diversas etapas do ensino. Inúmeros são os desafios para o ensino de ciências no que se refere os componentes de Física, Química, Biologia e Geografia. Dentre esses desafios é estabelecer uma relação entre o que é ensinado no contexto da sala de aula e o cotidiano. Durante as aulas ou quando um determinado assunto é tratado muitos conteúdos não são trabalhados e normalmente não se resgata estes saberes em outros momentos tais situações podem constituir em um obstáculo para a aprendizagem. É muito comum os alunos promovem intervenções no final das aulas ou nos intervalos extraclasse, dando continuidade ao processo que é interrompido pela falta de tempo. Por esse motivo, este projeto tem como objetivo a pesquisa para a criação do Clube de Ciências do IFPR – Capanema, onde pretendemos construir um espaço informal para os alunos realizarem experimentações ou revisão de atividades experimentais oferecidas ou não em sala de aula. A proposta pretende permitir que o aluno possa ter contato com materiais além do horário da sala de aula, aperfeiçoar os mecanismos de ensino/aprendizagem, introduzi-lo ao contexto da pesquisa e aproximar os conteúdos propostos em sala de aula com uma atividade lúdica e intencional. Para isso, foi feito a construção de um protótipo de pirâmide “holográfica” como forma alternativa de de suprimir as dificuldades e ou potencializar sobre os conteúdos propostos em sala de aula, para as mídias que ainda estão em fase de implementação. A pós a aquisição dos equipamentos a montagem da máquina responsável pela interface gráfica foi montada pelos alunos do Curso de Formação Inicial – FIC Montagem de computadores. Os testes preliminares mostraram que há problemas em relação ao desvio da imagem e problemas na focalização. Necessitando ajustes que estão em fase de estudo. Todavia a literatura mostra o grande potencial didático para o ensino de conteúdos.

Palavras – chave: Ensino de Ciências, Clube de Ciências, Experimentação Científica

WhatsApp Image 2018-08-10 at 09.38.02(1)
WhatsApp Image 2018-08-10 at 09.37.39.jp
WhatsApp Image 2018-08-10 at 09.38.02.jp

Mídias Holográficas

Astronomia - Planetas e Sistema Solar- Em Breve

Atomística - Modelos Atômicos - Em Breve

História do Egito - Em Breve

Rochas - Em Breve

bottom of page